sábado, 18 de fevereiro de 2023

Coleccao Argonauta 4: A Nave Sideral (1954)


Titulo: Coleccao Argonauta 4: A Nave Sideral (1954)
Idioma: PT-PT
Formato: CBR
# Paginas: 209
Scan/Restauro: Ruychi/Ruychi
Tamanho: 62.96MB


Resumo:

Antes de Vasco da Gama e Magalhaes, circulavam na Europa medieval as mais fabulosas lendas acerca de mares e continentes desconhecidos, povoados de animais estranhos e monstros fantasticos. Hoje, que os homens ja exploraram de ponta a ponta o planeta em que vivemos, a imaginacao humana tenta desvendar os espacos interplanetarios e os universos estelares. Os romances de ficcao cientifica, que conhecem enorme voga sobretudo nos paises anglo-saxonicos constituem um novo genero literario quase inedito em Portugal. Tendo uma base cientifica, eles revelam no entanto, e acima de tudo, o prodigioso poder de imaginacao dos homens - e e com o maior gosto que "Livros do Brasil" apresenta ao publico portugues mais uma obra da sua Coleccao Argonauta, que pelo seu ineditismo e pelo seu caracter simultaneamente cientifico, romanesco e aventuroso, esta destinado sem duvida ao maior exito em Portugal, povo de navegadores e descobridores, que soube tentar a aventura e encontrar novos "mares nunca dantes navegados..."
Em "A Nave Sideral" assistimos a luta de Kim Rendell, que vive num planeta super-industrializado e super-mecanizado, contra a maquina que sujeita os homens dessa era. O planeta Alphin III esta a uns dez mil anos de distancia da epoca em que vivemos, mas em Kim Rendell palpita ainda um clarao da antiga mentalidade e idealismo. Em Alphin III nao ha propriamente governantes - mas uma maquina "que nao erra nunca". Cada individuo esta ligado a um "Circuito Disciplinar", e o menor passo em falso conduz imediatamente a tortura psicologica.
Em Alphin III ja nao se usa o antigo processo de deslocacao por meio de transportes. A teletransmissao de materia e o processo mais rapido e eficaz. As pessoas sao transmitidas de planeta para planeta tal como hoje sao radiofundidas as ondas sonoras.
Kim Rendell e um "criminoso" por ter descoberto uma materia que anula o "Campo Disciplinar", desafiando assim as leis da civilizacao da sua epoca. E quando, acompanhado da rapariga que ama, resolve fugir de Alphin III, roubando do museu uma velha nave interplanetaria, para tentar encontrar um oasis naquele imenso espaco onde ele e Dona possam ser livres e felizes, principia a extraordinaria e fantastica aventura de lutas e viagens atraves dos planetas e dos sistemas solares.

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+

COLOQUE-SE o leitor no lugar de Kim Rendall, protagonista de A Nave Sideral, e imagine o que podera ser a vida futura, quando estruturalmente submetida a elevado grau de civilizacao.
Kim e um jovem idealista que vive num planeta distante, administrado por governo super-eficiente, onde a industrializacao foi levada a sua conclusao mais ilogica. Envolto nas sombras do terror mecanizado, Rendall revolta-se contra a tirania dos governantes do seu planeta. Caindo sob a alcada da lei, Kim Rendall, para tentar evadir-se ao perigo da tortura psicologica, mil vezes pior do que a morte, foge com a sua companheira numa nave sideral, roubada do museu de antiguidades do corpo astral Alfim III. Assim principia este sugestivo romance de amor e aventuras de Murray Leinster, um dos mais populares autores americanos de obras de Ficcao Cientifica.

Autor: Murray Leinster
Titulo original: The Last Space Ship
1� Edicao: 1949
Publicado na Coleccao Argonauta em 1954
Capa: Candido Costa Pinto
Traducao: Fernando de Castro Ferro



Download (MEGA)

Nota: Este post e' fruto de uma parceria Mundoquadrinhos/TralhasVarias.

Nenhum comentário: