terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Coleccao Argonauta 3: A Ultima Cidade da Terra (1954)


Titulo: Coleccao Argonauta 3: A Ultima Cidade da Terra (1954)
Idioma: PT-PT
Formato: CBR
# Paginas: 243
Scan/Restauro: Ruychi/Ruychi
Tamanho: 78.18MB


Resumo:
Esta � a hist�ria de uma cidade dos nossos dias e do seu povo. � a dram�tica epopeia de uma pequena cidade americana do Oeste chamada Middletown, cujos cinquenta mil habitantes se viram s�bitamente atirados para uma terr�vel situa��o, sem precedentes na Hist�ria da Humanidade. Quando um formid�vel cataclismo cient�fico os flagela, Middletown e a sua gente v�m-se arrebatados do seu tempo e atirados para um futuro long�nquo, quando a Terra j� est� velha, moribunda, estranha, de h� muito abandonada pelos homens.
� esta a hist�ria sem precedentes daquele povo; do seu imponente Governador Garris, eternamente pol�tico e teimosamente agarrado � sua autoridade in�til e obsoleta; de Johnson, o espavorido electricista; de Hubble, o velho homem de ci�ncia; de Mrs. Adams, cuja maior preocupa��o se cifra no destino das suas bem cuidadas rosas, que j� n�o disp�em do sol benfazejo que as viceje; da formosa Carol Lane, noiva do mo�o cientista John Kinston, de s�bito com todos os seus sonhos matrimoniais desfeitos por aquele cataclismo que destruiu o tempo e transformou o futuro, que sonhavam risonho, num inconceb�vel e patente pesadelo.
E todos aqueles habitantes da �ltima Cidade da Terra - banqueiros, lojistas, oper�rios, donas de casa, velhos e crian�as, soldados e artistas, ladr�es e sacerdotes, v�em-se todos irmanados no mesmo destino - o mais inconceb�vel e desesperador ex�lio no fim do Mundo, no fim de um mundo cujos dias est�o contados, pois toda a vida perece, o Sol est� apenas morto e as ervas dos campos e os riachos dos vales de h� muito secaram numa terra gretada e nua, sobre a qual uiva o vento de um eterno Inverno.
Tornada in�spita a velha cidade de Middletown, exilam-se os seus habitantes em demanda de paragens mais acolhedoras e quentes. Deparam uma imensa urbe, esquisita e estranha, de edif�cios belos e imensos, resguardados do frio exterior por vastas e protectoras ab�badas.
Nessa cidade, nem um sopro de vida, mas � evidente que ali, h� muitos anos atr�s, viveu um povo singular, civilizado e forte, que, todavia, sinal algum deixou de quem era ou para onde partiu.
O mo�o John Kinston incans�velmente transmite para o espa�o constantes apelos pelo r�dio, mas cada vez mais todos se convencem, ante o sil�ncio que os rodeia, sem captarem qualquer resposta aquelas chamadas, que mais ningu�m ficou na Terra para os ouvir. E pertinaz, persistente, lutando contra o desespero e o des�nimo, de toda a hora, da misteriosa cidade das c�pulas, sobe ainda peri�dico o apelo de Kinston: - "Middletown chama! Middletown chama!..."
Sil�ncio, Mutismo. Nem um som para al�m daquele deserto enregelado e cor de oca. A noite eterna parecia ter descido sobre aquele �ltimo e desgra�ado povo da Terra. At� que um dia...
Mas n�o prejudiquemos o natural interesse com que o leitor da "Colec��o Argonauta" desejar� conhecer a sorte e o insuspeito destino daquele povo de "A �ltima Cidade da Terra".

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+

A �ltima Cidade da Terra conta-nos a odisseia de um aglomerado populacional do nosso tempo que, devido a catastr�fico fen�meno, � projectado, com os seus cinquenta mil habitantes, para al�m da �poca presente, mergulhando no futuro long�nquo, em que a Terra, envelhecida e moribunda, ter� de ser abandonada pelo Homem, em consequ�ncia dos cataclismos naturais ou artificiais que h�o-de transform�-la numa massa informe e sem vida. Edmund Hamilton antecipa, nesta obra de fic��o cient�fica, o choque que poder� vir a registar-se entre os seres humanos de hoje e as criaturas de um futuro long�nquo e misterioso, senhores de uma civiliza��o avan�ad�ssima que se estende atrav�s dos mundos de mil
e uma estrelas e planetas, ainda n�o atingidas pelo Homem actual.

Autor: Edmond Hamilton (a capa tem uma gralha no nome do autor)
T�tulo original: The City At World's End
1� Edi��o: 1951
Publicado na Colec��o Argonauta em 1954
Capa: C�ndido Costa Pinto
Tradu��o: Jos� da Natividade Gaspar



Download (MEGA)

Nota: Este post e' fruto de uma parceria Mundoquadrinhos/TralhasVarias.

Nenhum comentário: