segunda-feira, 20 de março de 2023

Coleccao Argonauta 8: O Veneno de Marte (1954)


Titulo: Coleccao Argonauta 8: O Veneno de Marte (1954)
Idioma: PT-PT
Formato: CBR
# Paginas: 187
Scan/Restauro: Ruychi/Ruychi
Tamanho: 55.47MB


Resumo:
Coleccao Argonauta publica neste seu volume, a primeira narrativa em que se aliam dois generos de literatura de ficcao: a cientifica e a policial. O facto merece uma especial referencia dado que deste consorcio resultou uma obra cheia de interesse, que o leitor acompanhara vivamente, seguindo o heroi desta aventura: David Starr que parte em missao perigosa para Marte. Starr vai procurar desvendar o misterio de uma serie de envenenamentos mortais que flagelam o nosso planeta, mas para isso tera de viver momentos angustiosos no seu encontro com os sobreviventes da antiga raca marciana cujo poder ultrapassa a propria compreensao hu-mana. �O Veneno de Marte� e, assim, um livro cheio de situacoes originais em que a ficcao policial-cientifica toma aspectos de grande sensacionalismo.



Paul French, um dos autores americanos que mais tem contribuido para o desenvolvimento do genero chamado ficcao cientifica, apresenta na Coleccao Argonauta um novo detective do espaco, um heroi da Galaxia, cujas aventuras e personalidade fascinarao seguramente todos os leitores deste livro. Trata-se de David Starr, o mais jovem colaborador do Conselho de Seguranca da Galaxia, que pelo seu dinamismo, valentia, inteligencia e presenca de espirito, consegue salvar os habitantes da Terra de um fim cruel, que os habitantes de outro planeta tinham planeado.
Seis bilioes de pessoas na Terra, dependentes dos generos alimenticios do planeta Marte, estao ameacados de uma morte terrivel por envenenamento desses mesmos generos. Sempre atento a tudo que pode de qualquer forma prejudicar os habitantes dos diversos planetas, o Conselho de Seguranca da Galaxia, um orgao que nao tem funcoes ou categoria bem determinadas mas que possui mais forca e poder do que o proprio Governo da Galaxia, consegue averiguar que certas pessoas, em Marte, estao a tentar aniquilar a supremacia da Terra, por meio de um veneno que nem o melhor apetrechado laboratorio consegue localizar ou determinar com exactidao.
David Starr e entao enviado a Marte para tentar encontrar a solucao de um problema que os mais antigos e endurecidos membros do Conselho nao conseguiram decifrar. O detective encontra-se numa atmosfera que nao pode suportar a vida humana, onde as plantacoes e cidades tem de ser protegidos por um tecto, dentro do qual se criou uma atmosfera igual a da Terra. Um mundo quase sem gravidade, a merce de inaguentaveis tempestades de areia e repleta de precipicios e estranhas cavernas. David Starr compreende que a melhor forma de descobrir o misterio do envenenamento dos alimentos exportados para a Terra e a de ir oferecer os seus servicos, como trabalhador, a uma das grandes plantacoes e assim comecam as suas aventuras no Planeta Marte... Lutando sem a habitual proteccao da atmosfera venenosa do planeta, consegue sobreviver a uma tempestade. Encontra, depois de descer por um dos precipicios, os verdadeiros habitantes do Marte, desconhecidos dos homens que ocupavam o planeta, chegando finalmente ao fim da sua missao, num crescendo de dinamismo, interesse e originalidade, que sao qualidades indispensaveis no emotivo genero da ficcao cientifica.


Titulo original: David Starr : Space Ranger
1a Edicao: 1952
Publicado na Coleccao Argonauta em 1954
Capa: Candido Costa Pinto
Traducao: Fernando Castro Ferro



Download (MEGA)

Nota: Este post e' fruto de uma parceria Mundoquadrinhos/TralhasVarias.

Nenhum comentário: