quinta-feira, 30 de março de 2023

Coleccao Argonauta 9: Missao Interplanetaria (1954)


Titulo: Coleccao Argonauta 9: Missao Interplanetaria (1954)
Idioma: PT-PT
Formato: CBR
# Paginas: 291
Scan/Restauro: Ruychi/Ruychi
Tamanho: 100.22MB


Resumo:
CONSIDERADO um das maiores escritores de Ficcao Cientifica do Mundo, Van Vogt estreia-se na Coleccao Argonauta, com o seu livro mais representativo - Missao Interplanetaria.
E a aventura espantosa e extraordinaria da nave sideral �Galgo� em viagem pelo Universo, numa missao de estudo, transportando a bordo um cientista, diplomado por uma admiravel escola que, num mundo de especializacao crescente, conseguira criar representantes de uma saudosa cultura geral, aptos a encarar qualquer aspecto e perspectiva da mais remota ciencia.
Nas desesperadas lutas que trava com as formas vivas encontradas em areas ate entao inexploradas, o homem de Ciencia verifica que, no Espaco, como na Terra, o maior inimigo do homem e o seu semelhante.



A. E. Van Vogt, o autor desta obra-prima de ficcao-cientifica, e considerado desde ha muito, nos Estados Unidos - a par de Robert Heinlein, Isaac Asimov e Edmond Hamilton - como um dos grandes, senao o maior, dos escritores que cultivam este genero literario. Van Vogt, cuja producao de romances de ficcao-cientifica e quase inestimavel, na larga quantidade e na superior qualidade, e especialmente celebrado pelo valor das suas novelas, verdadeiros modelos de "suspense", duma imaginacao incomparavel, entre as quais avultam "Far Centaurus", "The Monster", "Dormant", "The Search", e "Slan".
Vogt e um experimentado mestre na delicada e dificilima arte de combinar o dinamismo, a originalidade e o virtuosismo da narracao, cujo equilibrio caracateriza o que ha de melhor nesta nova forma literaria. Nascido no Canada, vive agora em Los Angeles, cidade em que, com pouco mais de trinta anos, e considerado um autor de fecunda e prodigiosa fantasia. Mas nao e so na America - onde o seu nome e conhecido de toda a gente - conseguiu Vogt extraordinaria publicidade. Por todo o mundo civilizado o elevado nivel das suas obras conquistou admiradores, e ate imitadores, consagrando-se assim a sua gloria, e ajudando a firmar definitivamente a literatura de ficcao-cientifica.
Van Vogt e traduzido em quase todas as linguas e o facto de a Coleccao Argonauta apresentar agora em Portugal uma obra sua, constitui um motivo de justificado orgulho para esta Coleccao, que se tem esforcado por trazer ao conhecimento do p�blico portugues os nomes mais representativos da ficcao-cientifica.
A proposito da sua invulgar capacidade de criacao, conta-se que, um dia, perguntaram a Van Vogt o que pensava dos "Discos Voadores", ao que ele teria respondido: E possivel que venham, de facto, de outros Mundos, mas, se assim e, o seu nivel cientifico e bem rudimentar, comparado com o enorme avanco atingido nos nossos romances do genero".
De entre todas as suas produc�es, destacaremos, por merecedores de especial referencia, os livros "The World of A", uma das primeiras obras de Van Vogt, "Destination Universe!", e "Mission Interplanetary", que constituira o proximo volume desta Coleccao, e que sao todos eles romances de f�lego.
Neste �ltimo, A. E. Van Vogt conta a aventura da imensa nave espacial chamada "Galgo", que percorre o Universo numa missao de estudo cientifico, transportando a bordo o jovem cientista Elliot Grosvenor, diplomado por uma admiravel escola que, num mundo de especializacao crescente, conseguira o feito de criar representantes duma saudosa cultura geral, aptos a encarar qualquer aspecto e perspectiva da mais remota ciencia.
Na heterogena equipagem daquele navio do espaco, em que cada homem era um especialista e um perito, Elliot Grosvenor constituia, de facto, um caso a parte, uma excepcao, um estranho, pois o seu treino no Instituto Nexialista dava-lhe uma mentalidade diferente, um ponto de vista diverso e mais l�cido para analisar nao so os problemas do vacuo interplanetario, como os proprios conflitos humanos, resolvendo-os com perfeito bom senso, serenidade e decisao. Nem todos, porem, o compreenderam, de inicio. Como representante do Nexialismo - a nova ciencia-sintese, esquema dos vastos conhecimentos humanos - Grosvenor tomava pela primeira vez o comando dum departamento a bordo dum navio sideral em missao de investigacao nos espacos inter-galacticos. Chefe e ao mesmo tempo �nico membro dessa seccao, Elliot Grosvenor pouca influencia teria no animo e nas opini�es daquele milhar de tecnicos que iam viver isolados nas insondaveis profundezas do Universo. Dai as dramaticas circunstancias em que se desenrola a arrebatadora aventura do grupo de cientistas que a nave espacial "Galgo" transportava, a fim de desvendar os segredos dos mundos, e que depressa se viram envolvidos numa desesperada luta pela sobrevivencia.
A incontaveis anos-luz do seu globo natal, la longe entre as estrelas, aqueles homens viram-se rodeados por estranhars formas de vida que ultrapassavam os seus mais horriveis pesadelos - um monstro de aparencia felina, com uma coroa de tentaculos saindo-lhe dos ombros, que se alimentava de seres vivos; uma raca de criaturas com o aspecto de aves e de extraordinarios poderes hipnoticos; uma "Coisa" diabolica e pavorosa que podia atravessar a materia solida e que pretendia fazer do navio a sua propria habitacao; e, por �ltimo, um "Ser" ilimitado e difuso, gasoso e inteligente, que preenchia totalmente o espaco duma galaxia.
Nas desesperadas lutas que travaram, com essas formidaveis e poderosas formas vivas, os exploradores constataram variadissimos defeitos basicos nas suas ciencias terrestres. E Grosvenor - o �nico de entre eles que lhes podia valer - quando se viu impedido de aplicar os seus conhecimentos, verificou com amargura que no espaco, como na Terra, o maior inimigo do Homem e o proprio Homem.
Eis o ambiente rico de peripecias e expressao verdadeiramente humana em que decorre a viagem do "Galgo do Espaco" na sua "Missao Interplanetaria".

Autor: A. E. Van Vogt
Titulo original: The Voyage of the Space Beagle
1� Edicao: 1950
Publicado na Coleccao Argonauta em 1954
Capa: Candido Costa Pinto
Traducao: Fernando Moutinho



Download (MEGA)

Nota: Este post e' fruto de uma parceria Mundoquadrinhos/TralhasVarias.

Nenhum comentário: