quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

CRIADOR DO PIMENTINHA







Hanck ketcham -1920/2001

As tardes do velho senhor Wilson serão bem mais calmas - e tristes - em 2001. Morreu na sexta-feira 1 de junho o cartunista Hank Ketcham, criador de Dennis, o Pimentinha. Ketcham estava com 81 anos. Hank Ketcham, era portador de câncer e morreu durante o sono, vitima de um ataque cardíaco. Nascido em 1920, alcançou a fama aos 30 anos de idade, quando lançou as tiras em vários jornais americanos a tira do garotinho Dennis (no original: Dennis, The Manace, ou "Dennis, a ameaça").

Sua maior obra, o endiabrado Dennis, foi inspirado no seu filho, de mesmo nome, que aprontava todas as travessuras possíveis quando pequeno.
O primeiro emprego de Ketcham foi na área de animação, na equipe do criador de Pica-Pau, Walter Lantz. Posteriormente, trabalhou na Disney, em desenhos como Bambi, Pinóquio, Fantasia e outros.

Dennis comemorou 50 anos de criação no dia 12 de março de 2001. Ele é um sucesso mundial. Juntos, seus livros já venderam mais de 50 milhões de cópias. Muitos atribuem a longevidade do seu sucesso ao fato de o garoto manter, desde o início, sua inocência intocada, bem como todas as características dos outros personagens e do pano de fundo da história.
Atualmente, a tira é publicada em cerca de mil jornais, em 48 países e 19 línguas, ao redor do mundo. O personagem foi tema de um filme, lançado em 1993, com o falecido ator Walter Matthau fazendo o papel do vizinho ranzinza do garoto, o senhor Wilson.
No Brasil, o adjetivo que completava o nome original do personagem, The Manace (que, ao pé da letra, seria A Ameaça), teve a feliz adaptação o Pimentinha. Esse termo é pouco utilizado hoje, mas, na época que Dennis aportou no Brasil, servia para "classificar" crianças muito travessas.

Os personagens que participam das histórias de Dennis também tiveram seus nomes adaptados para português. Temos, entre outros, os pais Henry e Alice Mitchell (Henrique e Alice Silva), ambos sempre prestes a sofrer um colapso nervoso; a amiga Margaret (como Dorinha e, posteriormente, Margarida), que sonha em casar com o Dennis quando este crescer; o amigo Joey (Joel), o cachorro Ruff (Rock) e, principalmente, os vizinhos George e Martha Wilson (Jorge e Marta Wilson).

Ketcham nos brindou também com Half Hitch (Meio-Quilo), que saiu no Brasil, entre outros, no Gibi Semanal. Esse personagem teve como base os tempos passados pelo autor servindo a marinha, durante a II Guerra Mundial.

Desde 1994, uma equipe criativa assumiu as histórias de Dennis, o Pimentinha, sempre sob a tutela do criador. Agora, esses profissionais devem dar continuidade a obra iniciada por Ketcham. As crianças (de todas as idades) do mundo inteiro agradecem.

Fonte: Universo HQ

Pimentinha faz parte de minha infância. Obrigado por acessar esta página.
Me contate:
ayresbr@hotmail.com








AAA

Um comentário:

Educação Física disse...

Aprendi a ler com o "Pimentinha".
Abçs.