Bem vindos ao mundoquadrinhos


NESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ CRIADORES DE HQs DO BRASIL E DO MUNDO.
Para contato com o desenhista: ayresbr@hotmail.com

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

CRIADOR DE CALVIN E HAROLDO



William B. Watterson -5 de julho de 1958

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar este gibi,
clic aqui:  http://www.mediafire.com/?tlj06q2lq0p4ow2


Image and video hosting by TinyPic
Para baixar este gibi,
clic aqui:  http://www.mediafire.com/?tl99zswzq0sdh0y







William B. Watterson II , nascido em 5 de julho de 1958 em Washington , é o criador das histórias de Calvin & Haroldo , um garoto de seis anos e seu melhor amigo , um urso de pelúcia chamado Haroldo. Se formou no Kenyon College em Gambier , Ohio , em 1980 com grau em ciência política. Casado com melissa , moram em Hudson , Ohio.
Infelizmente Bill Watterson parou de desenhar as tiras de Calvin & Haroldo no dia 1 de Janeiro de 1996. As tiras de quadrinhos eram diárias e distribuídas em 14 países pela Universal Press Syndicate.A primeira tira foi lançada no dia 11 de Novembro de 1985 e desde então Calvin & Haroldo ganhou fama pelo mundo. Seus livros venderam mais de um milhão no primeiro ano de venda sendo que o último , Os Dez Anos De Calvin & Haroldo , alcançou a lista dos mais vendidos do New York Times.

Bill Watterson foi nomeado para ganhar o "1992 Reuben Award" pelo prêmio "Outstanding Cartoonist of the Year" pela Sociedade Nacional dos Cartunistas , e ganhou os prêmios de 1986 (mais jovem cartunista a ganhar o prêmio) e 1988.

Bill Watterson é tão bom escritor quanto desenhista. O gênio do mau comportamento que é Calvin é feito tanto de grandes diálogos quanto de um desenho personalíssimo. Ele não dá entrevistas nem posa para fotos , seu endereço e telefone são segredos bem guardados , até seus contatos profissionais são feitos pela esposa. É difícil que o autor apareça para se justificar para os órfãos de Calvin. O que se sabe é que há anos Watterson disse ser impossível continuar mantendo indefinidamente seu altíssimo padrão de qualidade num trabalho para publicação diária. Ele não tem equipe e trabalha só. Nunca aceitou vender os direitos da história para camisetas , bonecos e desenhos de tv.

Depoimentos do autor
"Eu não penso nos quadrinhos como apenas entretenimento. É um privilegio raro ser capaz de falar para milhões de pessoas num dado dia, então , fico ansioso por dizer algo significativo quando posso. Sempre há pressão para escrever alguma piadinha rápida que vai me ganhar mais 24 horas de folga com os prazos, mas nada me deprime tanto quanto pensar que eu me tornei uma fabrica de piadas para encher espaço de jornal.Sempre que possível, eu uso a tira para falar das coisas que são importantes para mim."
"Eu acho que os melhores quadrinho (como os melhores romances, pinturas e etc) são trabalhos pessoais e idiossincráticos, que refletem uma sensibilidade única e honesta. Para atrair e manter uma audiência, a arte deve entreter, mas o significado de qualquer arte repousa em sua habilidade de exprimir verdades - para revelar e nos ajudar a entender nosso mundo. As tiras de quadrinho, à sua própria maneira humilde, são capazes de fazer isso."
"os melhores quadrinhos expõem a natureza humana e nos ajudam a rir da nossa própria estupidez e hipocrisia.Eles se permitem exagero e absurdos, ajudando-nos a ver com outros olhos o mundo e recordando-nos de como é importante brincar e ser ridículo. Quadrinhos retratam os eventos comuns e mundanos da nossa vida e nos ajudam a lembrar da importância de pequenos momentos. Astutamente, eles eles ressumem os nossos pensamentos e expressões não exprimidos. Às vezes, eles mostram o mundo da perspectiva de crianças e animais, encorajando-nos a ser inocentes por um momento. Os melhores quadrinhos, isso quer dizer, são espelhos de casa maluca, que distorcem aparências apenas para nos ajudar a reconhecer e rir das nossas características essenciais."
"A surpresa é a essência do humor e nada é mais surpreendente do que a verdade. Quando os quadrinhos cavam alem das piadas loquazes, sentimentalismo barato e historias arrumadelas para experiência mais profundas e verdadeiras, eles podem realmente tocar as pessoas e ligar a nós todos. Por mais frustrado que eu esteja com a maneira que este negocio funciona, eu continuo a acreditar que os quadrinhos são um a forma de arte capaz de qualquer nível de beleza, inteligente e sofisticação."
"Eu escrevi mais de 3000 tiras de Calvin e Haroldo até agora, e na extensão que atira reflete os meus interesses, valores e pensamentos, meus quadrinhos são uma espécie de auto-retrato.Quanto mais eu trabalhei, mais eu usei a tira para explorar questões pessoais. Quando eu apareço com uma idéia que me surpreende, fico feliz em oferecê-la a qualquer um que compartilhe com meus interesses. Fico lisonjeado quando as respondem ao meu trabalho, mas não me sinto ao devedor de explicações às exigência publicas. Tentar agradar as pessoas encoraja o calculo e a tira é valiosa para mim, apenas enquanto for honesta e sincera."
"Não é difícil escrever piadas - bons personagens sempre terão algo divertido a dizer a respeito da sua situação - mas é muito difícil manter o mundo da tira energizado e expansivo ano apos ano. No começo de uma tira, praticamente todo capitulo explora novo território, mas é assustadora a rapidez com que as historias e situações se tornem previsíveis. A inovação engraçada de hoje é a formula rançosa de amanha.
"Minhas primeiras tiras parecem grosseiras e forcadas para mim agora, mas os personagens ainda estavam se apresentando a mim. Os primeiros 2 anos foram esforços exploratórios pra criar um mundo interessante e personagens redondos. Eu comecei a escrever historias mais longas, quando vi como acrescentavam dimensão às personalidades e relacionamento entre os personagens. Ultimamente, eu tive problemas em escrever narrativas extensas que me satisfaçam e tenho feito menos delas. Em vez disso meu entusiasmo se afastou para as possibilidades visuais da tira maior de domingo. Ao longo dos anos, Calvin e Haroldo mudou de direção, mas eu não controlo para onde ela vai. Quando tudo esta funcionando, eu fico mais surpreso pelo destino da tira do que qualquer um."
"O truque em escrever uma tira de quadrinhos é cultivar uma atitude brincalhona mental - uma curiosidade natural e interesse por aprender. Se eu mantiver meus olhos abertos e seguir os meus interesses, cedo ou tarde o esforço rendera questões, pensamentos e idéias - caminhos inesperados para novo território. Como Calvin, eu apenas saio no jardim em busca de esquisitice e com a atitude certa, eu faço descobertas."
"Colocar-me na cabeça de um garoto fictício, de seis anos e um tigre, me encoraja a ser mais alerta e inquiridor do que eu seria normalmente. Às vezes, eu me ressinto da pressão para explorar cada momento que passo acordado para idéias de tiras, mas no seus melhores momentos, a tira me faz examinar eventos e viver mais pensativamente. Eu adoro a solidão deste trabalho e a oportunidade de trabalhar com idéias que me interessam. Esta é a maior recompensa dos quadrinhos para mim."
"Eu sempre adorei quadrinhos. Com Calvin e Haroldo, eu tentei devolver um pouco da diversão, magia e beleza que desfrutei em outros quadrinhos. Foi imensamente satisfatório desenhar Calvin e Haroldo e eu sempre serei grato em ter tido a oportunidade de trabalhar nesta maravilhosa forma de arte."
"BILL WATTERSON"
Fonte: Site- Calvin e Haroldo

Um comentário:

DailyTeenBR II disse...

Mundo Quadrinhos, parabéns pelo blog, é tão difícil preservar as coisas antigas e manter um blog, sendo um blog de quadrinhos fica cada vez mais dificil então né? Eu adorei o blog, mesmo! Gostaria de seguir, mas não tem como né ? Abraços, blogueira do DailyTeenBR .

eXTReMe Tracker