segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Coleccao Argonauta 13: O Cerebro de Donovan (1954)


Titulo: Coleccao Argonauta 13: O Cerebro de Donovan (1954)
Idioma: PT-PT
Formato: CBR
# Paginas: 209
Scan/Restauro: Ruychi/Ruychi
Tamanho: 34.64MB


Resumo:
FUGINDO aos moldes mais correntes da ficcao cientifica, que envolvem viagens interplanetarias e a existencia de seres de outros mundos totalmente desconhecidos do homem actual, Curt Siodmak construiu um romance verdadeiramente modelar. O seu conteudo tem clareza e profundidade humanas sem par. O assunto exposto - o medico dos nossos dias que se deixa arrastar por experiencias da sua profissao ao ponto de perder o dominio de si proprio, a forca de vontade e o livre arbitrio - apaixona e absorve com tal forca, que nao sera exagero afirmar que este volume deve encabecar qualquer lista de livros que se leem de um folego.
E depois de o ler, sera o proprio leitor que o recomendara aos seus amigos e conhecidos. Sera esse o seu mais justo elogio!

Autor: Curt Siodmak
Titulo original: Donovan's Brain
1� Edicao: 1942
Publicado na Coleccao Argonauta em 1954
Capa: Candido Costa Pinto
Traducao: Jose Correia Ribeiro

A ficcao cientifica tem, como qualquer outro genero literario, diferentes formulas e generos. Por ora, a "Coleccao Argonauta" publicou, quase exclusivamente, volumes em que se aborda como tema de accao as viagens interplanetarias, a vida em outros mundos ainda nao explorados pelo Homem e nos quais ainda so se penetrou pela fantasia e imaginacao, associadas aos modernos conhecimentos da ciencia.
O proximo volume desta coleccao, porem, foge totalmente ao assunto classico das exploracoes siderais. Tera mais ou igual interesse aos anteriormente publicados? Nao sabemos. Os leitores serao os unicos juizes de tal opiniao.
Para nos, "O Cerebro de Donovan" e um dos livros mais absorventes e espantosos dos ultimos anos, pois aliando a "ficcao-cientifica" e o "policial dedutivo" , "agarra" o leitor desde as primeiras paginas, sem grandes especulacoes de caracter profundo para os leigos, e, num galope apaixonante de acontecimentos, fa-lo viver o relato, dia a dia, de um medico que, tendo dominado inicialmente as ondas psiquicas do cerebro de um individuo morto, e por sua vez subjugado por esse mesmo cerebro sem corpo, ao ponto de perder totalmente o livre arbitrio.
Na opiniao da exigente critica do "New Yorker", "O Cerebro de Donovan", de Curt Siodmak, e uma obra prima de terror, como raramente se consegue transmitir no campo da literatura".
De facto, basta transcrever uma pagina a acaso deste extraordinario romance, para se aquilatar o grau de emotividade contido em cada linha do livro, o qual ainda por cima e para colocar o leitor mais dentro do ambiente e escrito na primeira pessoa do singular e na forma de diario.
Sujeito as forcas tangiveis do Cerebro, que alimentou e acarinhou como um filho, o Dr. Patrick Cory - o protagonista de tao inesperada aventura - escreve no relatorio das suas experiencias estas palavras de desespero:

"E preciso que alguem acredite em mim e me socorra! Estou a escrever a pressa... enquanto o cerebro repousa. E preciso que alguem me ajude! E preciso que alguem leia o que estou a escrever e acredite em mim! Um homem aparentemente morto ouve e ve. O corpo sou eu, Patrick Cory, mas o cerebro que me orienta pertence a outra pessoa... Ate agora fui capaz de resistir. Mas a partir deste momento perdi completamente o dominio... Um pensamento terrivel nao me larga! A minha mulher e bonita e aos seus olhos... Donovan sou eu! O cerebro pretende ter relacoes intimas com ela. Eu serei uma simples testemunha ocular... traido pelo meu proprio corpo! Grito por socorro, mas ninguem me ouve! Estarei louco? Socorro! Socorro!"

Por todos os motivos, recomendamos o nosso proximo volume aos que ja conhecem os livros de ficcao-cientifica, mas dedicamo-lo muito mais especialmente aqueles que nunca leram livros deste genero. Temos a certeza de que se tornarao adeptos fervorosos da mais moderna modalidade de romance, depois de lerem.



Download (MEGA)

Nota: Este post e' fruto de uma parceria Mundoquadrinhos/TralhasVarias.

Nenhum comentário: