quinta-feira, 23 de abril de 2020

Caderneta Cromos: Espaco 1999


Titulo: Caderneta Cromos: Espaco 1999
Idioma: PT-PT
Formato: CBR
# Paginas: 51
Scan/Restauro: Jose Silva/A Magia dos Cromos e Gizmo
Tamanho: 118.56MB

Sinopse:
Em 1977 estreou na televisao portuguesa (na altura, ainda a preto e branco) uma extraordinaria serie de ficcao cientifica intitulada "Espaco: 1999". Esta serie constituiu um verdadeiro acontecimento televisivo, pois, ate entao, e (atrever-me-ia mesmo a afirmar) desde entao, foi a melhor serie de ficcao cientifica que passou na televisao portuguesa. Ate Start Trek, outra serie famosa, ficou eclipsada porque quando chegou a Portugal ja estavamos habituados � superioridade tecnica de Space: 1999.
Com efeito, esta fantastica saga espacial britanica dos anos 70 (criada e produzida, em 1975, pelos produtores ingleses Gerry e Sylvia Anderson) ofereceu, a todos os telespectadores da epoca, que tiveram o privilegio e o prazer de a ver (aos sabados ao fim da tarde), um verdadeiro espectaculo de efeitos especiais e visuais.
Entusiasmados pela serie televisiva, milhares de jovens da altura fizeram a respectiva coleccao de cromos com o mesmo nome, editada e distribuida pela Ag�ncia Portuguesa de Revistas. A coleccao era constituida por 400 cromos (numa caderneta de 48 paginas) alusivos a 12 dos 24 episodios que constituiram a 1� serie do "Espaco: 1999".
Esta extraordinaria saga espacial comeca no dia 13 de Setembro de 1999, quando os residuos nucleares armazenados no solo lunar explodem, provocando uma catastrofe cosmica que projecta a Lua para fora da orbita terrestre e a lanca no espaco. e a partir deste momento que os 311 membros de uma base militar e cientifica instalados na "Base Lunar Alfa" iniciam uma longa viagem rumo ao desconhecido, vendo o planeta Terra afastar-se deles definitivamente.
Iniciava-se, assim, uma serie televisiva que iria alcancar um enorme sucesso e popularidade em Portugal, com as aventuras, peripecias e perigos vividos pelos habitantes da "Base Lunar Alfa" a serem seguidas, com enorme interesse e entusiasmo, pelas familias portuguesas e, em particular, pelo publico mais jovem. A serie "Espaco: 1999" constituiu-se, na verdade, numa serie pioneira no que diz respeito ao genero de ficcao cientifica e a temas relacionados com as formas de vida e os misterios que o espaco e o universo encerram, tudo isto acompanhado por efeitos especiais fabulosos para a epoca com cenarios notoriamente inspirados no filme 2001: A Space Odyssey.
Os dois principais protagonistas da serie sao o comandante da "Base Lunar Alfa", John Koenig e a chefe da seccao medica, Dra Helena Russel, interpretados, respectivamente, pelo actor Martin Landau e pela actriz Barbara Bain. John Koenig e um famoso astrofisico, piloto e astronauta e possui, de facto, todas as qualidades tecnicas e humanas para ser um chefe e lider.
John Koenig, juntamente com a restante equipa constituida por tecnicos especialistas nas mais variadas areas, engenheiros, pilotos e habitantes da base, vao enfrentar os mais variados perigos e ameacas, contra inimigos, que ora assumem a forma humana, ora se apresentam na forma de estranhas forcas, energias e materias tao desconhecidas quanto mortais, vindas de outros planetas, estrelas, galaxias, enfim, do universo vasto e desconhecido onde a Lua vai penetrando na sua viagem interminavel.
Inspirada nesta serie, e para alem da edicao de uma coleccao de cromos a que ja aludimos atras, tambem foi editada, em 1978, atraves da editora Campo Verde, uma revista juvenil de banda desenhada com o titulo "TV Junior", a qual incluia, precisamente aventuras do "Espaco: 1999".
Ja recentemente, em 2003, a Carlton editou a serie "Espaco: 1999" em DVD (duas series/2 packs, cada um constituido por 24 episodios em 6 discos), distribuida pela Prisvideo.
Para concluir lembramos que os episodios eram carregados de accao e suspense em que os espectadores raramente sabiam o que se estava a passar e nunca conseguiam prever o fim. Os cenarios eram exuberantes e de grande perfeicao tecnica. A unica coisa negativa na serie era o pouco drama humano: os personagens pareciam mais maquinas em luta contra o universo do que pessoas preocupadas com as banalidades do dia-a-dia. Mas os jovens espectadores tambem nao estavam interessados em perder tempo a ver comportamentos humanos tal como as cenas de bar na serie Star Trek.

Nota: Texto retirado do site "BD Portugal" (http://www.bdportugal.info/Comics/Hero/Space_1999/index.html)

Download (FileFactory)

Nota: Este post e' fruto de uma parceria Mundoquadrinhos/TralhasVarias.

Nenhum comentário: