segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

WILSON VIEIRA

A arte de

Wilson Vieira



b. 28/8/1949, Brazil)


Wilson Vieira, nasceu em São Paulo, é mais conhecido por seu trabalho em Quadrinhos para o mercado Italiano durante a década de 1970. Ele chegou na Itália em 1973, onde deveria estudar História e Arqueologia, porém começou a estudar no Instituto de Arte Lorenzo de Médici em Florença. Ele desenhou e publicou seu primeiro trabalho através do Estúdio Staff di IF ( "Immagini e Fumetti"), em Gênova. Contribuiu também para vários editores Italianos e estrangeiros, desenhando as histórias de "A Fúria do Oeste", "Homem-Aranha", "O Quarteto Fantástico "," Tarzan "," Diabolik "," Hondo "," Davy Crockett', "El Tigre", "O Corsário Negro", "Jack ", "Coyote" e muitos outros personagens.

Ele também desenhou histórias para o personagem "Il Piccolo Ranger", sendo o primeiro artista brasileiro a trabalhar para a editora Bonelli. Contribuiu para outras publicações como Il Monello ( "Qui Commissario Norton ') e Intrepido ("Paris Jour"). Entre 1978 e 1980, trabalhou através da editora Epierre, para as publicações Kiwi, Amok, Pecos Bill, Dusty e Collana Telefumetto.

Vieira retornou ao Brasil em 1980. No ano seguinte, ele se tornou professor de HQs e Desenho Artístico. Ele também traduziu alguns episódios do personagem "Ken Parker" para o seu país e, em 2000, criou o roteiro da saga Brasileira Cangaceiros - Homens de Couro (arte por Eugenio Colonnese), bem como a mini-série Gringo; ainda inédita no Brasil.


Wilson, muito a vontade, assistindo uma palestra sobre quadrinhos.

Veja mais sobre Wilson, nos seguintes endereços:
http://brasilhq.ilcannocchiale.it/
http://wilsonvieira.leonardo.it/blog
http://lambiek.net/artists/v/vieira_wilson.htm

ABAIXO, AS PRODUÇÕES DE WILSON VIEIRA PRA O MERCADO ITALIANO, COMO ELE MESMO DIZ: Meus trabalhos como desenhista são todos Italianos; mas poderá ver e ler uma história que está fazendo muito sucesso na Itália, em Portugal e já foi publicada também aqui no Brasil trata-se da história EVOLUTION (escrita por mim e desenhada pelo meu companheiro de rebalhos e grande Fred Macedo)

NO MOMENTO WILSON NÃO ESTA DESENHANDO, MAS ESCREVENDO ROTEIROS PARA HQs, QUE SEU AMIGO FRED MACEDO ILUSTRA. (


EIS AS DUAS FERAS DOS QUADRINHOS)

WILSON VIEIRA E FRED MACEDO,
PRODUZINDO PARA O MERCADO EUROPEU.

CURTA ESTA FICÇÃO ESCRITA POR WILSON
E DESENHADA POR FRED


01


02


03


04


05


06


07


08

ABAIXO, OUTROS TRABALHOS DE WILSON VIEIRA

Capa para gibi do homem-aranha italiano


01- Desenho a lapis.


02- Arte final com tinta nakin.


03- Colorido com gouache. Em 1980 não existiam os programas para colorir.

Se você, que quer ser um desenhista de quadrinhos e não tem computador, não perca tempo;
não espere ter um computador para colorir a capa do seu album. Dentro tambem pode ser colorido. Veja neste blog como o criador de STORME usou a tinta para criar sua obra.(Texto do autor deste blog)
Jovem Branco, by Wilson Vieira






















Fred macedo



Nascido em 30 de junho de 1972, em Fortaleza, Ceará. Começa a desenhar desde criança primeiramente inspirado nos Clássicos Disney. Na adolescência, sob a influência de revistas de aventura, faroeste e de super-heróis, passa a criar suas próprias histórias que desenha e mostra a amigos fanzineiros. Aos 18 anos, sem vislumbrar perspectiva de crescer como quadrinhista dada a realidade desfavorável do mercado na época, abandona tudo para estudar Engenharia Mecânica, enquanto trabalha como corretor de seguros. Sem poder conciliar trabalho com o puxado curso de engenharia, fica até 2005 trabalhando exclusivamente no ramo segurador. Em fevereiro daquele ano assiste à uma série de palestras no Centro Cultural Dragão do Mar, no evento Panorama Nona Arte. Lá conhece um grupo que está reativando a Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará. Entra como aluno e após seis meses passa a dar aulas de desenho para as novas turmas. Ainda em 2005 tem sua primeira história publicada na revista Pium, publicação tradicionalmente ligada ao curso e cuja tiragem foi de 1.000 exemplares.

Recebe o convite para publicar no fanzine Manicomics, bicampeão do Troféu HQ Mix, editado pelos prestigiados quadrinhistas cearenses Daniel Brandão, JJ Marreiro e Geraldo Borges. Nesse mesmo período, ainda em parceria com a Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará, desenha histórias curtas para o Projeto Contando a Cidade, do Jornal O Povo, colabora na arte de uma HQ para a Prefeitura Municipal de Fortaleza e com a revista Universidade Pública, publicação ligada ao curso de comunicação da UFC. Conhece através de seu fotolog o conceituado artista, roteirista e tradutor Wilson Vieira, que trabalhou por sete anos no concorrido e prestigiado mercado italiano. A dupla passa a publicar suas história através do site italiano Progetto Fumetto. Primeiro o Western-Terror Kwi-Uktena e em seguida a Ficção Científica Evolution. Ambas saem em 2007 em edição bilíngüe (português-italiano). A primeira história é publicada posteriormente na revista Prismarte e prevista para sair na revista Argentina Con-Hache ainda neste ano. Acertam a publicação da segunda história na revista portuguesa BD Jornal, também com previsão para 2008. Criam o logotipo e mascote para a FNNETWORK TV RADIOSTATION, de Gênova. No momento, Fred Macêdo está envolvido em outros projetos com Wilson Vieira e dá aulas de desenho.

Um comentário:

Anônimo disse...

SarpmiltSlatt xaikalitag nindfrunlic [url=http://usillumaror.com]iziananatt[/url] Kneerbcrite http://gussannghor.com queexuapankes