terça-feira, 8 de maio de 2007

CRIADOR DE TARZAN

Edgar Rice Burroughs -EUA
Edgar Rice Burroughs
nasceu no ano de 1875 em Chicago, nos EUA. O criador de Tarzan dos Macacos, foi jornalista antes de se tornar escritor. Ao morrer, em 1950, Burroughs foi enterrado numa pequena cidade do estado da Califórnia chamada Tarzana.

Em 1914, Edgar escreveu a famosa história do filho de John e Alice Clayton, nobres ingleses que morreram na costa africana. O menino foi, então, educado por uma macaca chamada Kala. Na selva conheceu Jane, filha de um professor americano, com quem casou e teve um filho.

No cinema, o nome do menino era Boy. Nos livros, era chamado de Jack - os macacos não conseguindo pronunciar o nome acabam dizendo "Korak".

Apesar da popularidade de Tarzan nas telas, Edgar Rice Burrougs nunca ficou satisfeito com as versões cinematográficas de seu personagem – geralmente ele até evitaria assisti-las. Burroughs imaginava Tarzan como um homem extremamente inteligente e sensível, heróico, bonito e, sobretudo, livre. Os filmes insistiam em retrata-lo como algo parecido com um Neanderthal monossilábico



Nenhum comentário: