segunda-feira, 28 de maio de 2007

CRIADOR DO RAIO NEGRO

Gedeone Malagola - Brasil


Gedeone Malagola (São Paulo, 7 de julho de 1924) é um argumentista e desenhista brasileiro.

Aprendeu desenho com o pai, que era pintor. Entrou para a faculdade arquitetura, mas formou em direito, no entando seguiu a carreira de quadrinista na década de 40.

Gedeone trabalhou nos gêneros terror e super-heróis, criando para o genêro Raio Negro (não confundir com o personsagem da Marvel ou o da DC),Hydroman e Homem Lua. Foi um dos roteristas do Capitão 7 e desenho histórias dos X men na GEP(Gráfica Editora Penteado), onde foi editor da revista, além de publicar histórias do Raio Negro na revista dos Mutantes.

Seu mais recente trabalho foi O Lobisomem para editora Opera Graphica em 2002.

Fonte:Wikipédia


Gibi de 1960

domingo, 20 de maio de 2007

CRIADORES DO GATO FELIX





Otto Messmer - EUA
Otto Messmer (16 de Agosto de 1892 - 28 de Outubro de 1983) foi um criador de desenhos animados estadunidense,conhecido pelo seu trabalho no Gato Félix, quer em desenhados animados quer nas tiras cómicas de jornal, produzidos pelo estúdio de Pat Sullivan. Não se sabe quem criou o Gato Félix, se Otto se Pat, porque até Pat morrer, era-lhe atríbuido a criação de Felix. Otto, assim que Pat morreu, assumiu que o verdadeiro autor de Félix era ele, não se sabendo assim, quem verdadeiramente o criou.



Pat Sullivan - EUA
Patrick Sullivan (188715 de Fevereiro de 1933) foi um produtor de filmes australiano, emigrado nos Estados Unidos da América, conhecido por ter produzido os primeiros desenhos animados mudos do Gato Félix. Não se sabe hoje se foi Pat Sullivan ou o cartonista Otto Messmer a criar Félix. Félix era a mais popular personagem de desenhos animados até 1930, data em que os distribuidores de Sullivan lhe cancelaram o contracto por ele não querer fazer filmes sonoros. Sullivan reconsiderou esta posição em 1933, anunciando que Felix estaria em filmes sonoros, mas morreu antes de começar a produção do filme.








quarta-feira, 9 de maio de 2007

CRIADOR DO BOLÃO, RECO-RECO E AZEITONA




Luiz Sá -Brasil

A obra deste genial caricaturista, quadrinhista e cartunista brasileiro, criador dos popularíssimos personagens "Réco-Réco, Bolão e Azeitona", da revista O Tico Tico.
Único caricaturista do país a realizar cartuns para cine-jornais nacionais, Luiz Sá (1907-1979) atuou em vários outros veículos de comunicação, tornando-se o primeiro caricaturista multimídia brasileiro.
O artista também foi um dos precursores do desenho animado no Brasil, cartunista sanitário e o criador gráfico do bonequinho das críticas cinematográficas do jornal O Globo, criado em 1938, e que até hoje indica a cotação dos filmes.
Sua trajetória estendeu-se de 1930 a 1979, com um traço original, abrindo caminho para a modernidade do desenho de humor em nosso país.
Nasceu no Ceará em 1907, e ainda menino começou a rabiscar com carvão pelas calçadas de Fortaleza. Mudou-se para o Rio de Janeiro por volta de 1929, onde fez um pouco de tudo: foi vigia noturno no Hospital da Gamboa, fez charges, ilustrou livros, desenhou para cinema e televisão, etc. Deixou seu traço na história em um período em que idéias importantes sobre educação, saúde, e propaganda estavam sendo desenvolvidas.
Depois dessa época de ouro dos seus desenhos, a vida de Luiz Sá não ficou nada fácil. Durante os anos 60, aconteceu uma verdadeira invasão dos quadrinhos estrangeiros, e por isso muitas revistas brasileiras fecharam. Por isso, o artista retirou-se para viver afastado em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Ele contraiu tuberculose em 1974, e foi internado no Sanatório Azevedo Lima, em Niterói.
Apesar das dificuldades, continuou a trabalhar em prol da saúde, e durante sua internação, realizou cerca de 50 desenhos. Alguns retratavam o bacilo de Koch, causador da tuberculose, e outros inimigos da saúde. O desenhista se recuperou e voltou para casa após o tratamento, mas alguns anos depois, em 1979, acabou falecendo de complicações causadas pelo problema no pulmão.








terça-feira, 8 de maio de 2007

CRIADOR DE TARZAN

Edgar Rice Burroughs -EUA
Edgar Rice Burroughs
nasceu no ano de 1875 em Chicago, nos EUA. O criador de Tarzan dos Macacos, foi jornalista antes de se tornar escritor. Ao morrer, em 1950, Burroughs foi enterrado numa pequena cidade do estado da Califórnia chamada Tarzana.

Em 1914, Edgar escreveu a famosa história do filho de John e Alice Clayton, nobres ingleses que morreram na costa africana. O menino foi, então, educado por uma macaca chamada Kala. Na selva conheceu Jane, filha de um professor americano, com quem casou e teve um filho.

No cinema, o nome do menino era Boy. Nos livros, era chamado de Jack - os macacos não conseguindo pronunciar o nome acabam dizendo "Korak".

Apesar da popularidade de Tarzan nas telas, Edgar Rice Burrougs nunca ficou satisfeito com as versões cinematográficas de seu personagem – geralmente ele até evitaria assisti-las. Burroughs imaginava Tarzan como um homem extremamente inteligente e sensível, heróico, bonito e, sobretudo, livre. Os filmes insistiam em retrata-lo como algo parecido com um Neanderthal monossilábico



quinta-feira, 3 de maio de 2007

CRIADOR DE JERÔNIMO O HERÓI DO SERTÃO


Tres gênios dos quadrinhos do Brasil:
Edmundo Rodrigues,
Walmir Amaral de Oliveira e
Primaggio Mantovi.

Estes aertistas se profissionalizaram na adolescência.

A ARTE DE EDMUNDO RODRIGUES










Edmundo Rodrigues, nasceu em 10 de Janeiro de 1935 , no Estado do Pará onde permaneceu até os cinco anos quando veio para o RJ e faleceu em 10/09/2012.
Cursou vários cursos de artes, até o conceituado curso de Comics da Escola Continental de Hollywood nos EUA, no Rio estudou no Liceu de Belas Artes. Em 1967 muda-se para São Paulo e vai morar na Aclimação, trabalhando para várias editoras da cidade. O artista hoje mora no Rio de Janeiro no Bairro do Leme.
Esta é uma relação da enorme obra de Edmundo Rodrigues nos quadrinhos, onde começou com 14 anos. Clicando nos links você pode ver as capas e desenhos:1947- João Charuto publicado pela Editora "O Tico-Tico(RJ)". 1 pág. desenhada mensalmente, as vezes duas mensais. Contava a história de um português pobre que veio para o Brasil e comprou uma comenda de comendador o nome original era "comendador Charuto" mas a redação achou que seria melhor o nome João Charuto.
Edmundo tinha, então, 14 anos e desenhou o personaem até os l7 anos l950- Revista Sesinho (RJ) – desenhando 2 páginas mensais de Lendas Brasileiras durante 2 anos.
l952- Vida Juvenil da Editora Vida Doméstica (RJ) - fazendo as 2as. e 3as. capas da revista com histórias do descobrimento do Brasil. Na mesma editora lançou ainda as Aventuras de Armando que fez algum sucesso, e até lançou-se num Almanaque. Neste projeto Edmundo permaneceu durante 1 ano. l954- J.Charuto sai do miolo e passa para a capa da revista O Tico-Tico, junto com os famosos personagens: Reco-Reco, Bolão & Azeitona, Zé Macaco e Faustina, Prof. Kaximbaum, Chiquinho e Gatinha Esmeralda. No final deste ano, Edmundo Rodrigues (com 19 anos) deixa "O Tico-Tico" e vai para a Rio Gráfica do Dr. Roberto Marinho. 1957- "Jerônimo, o Herói do Sertão" O no.1 da revista do "Jerônimo,O Heroí do Sertão, foi publicado em l957 sendo a primeira história "Laços de Sangue".
O personagem foi baseado em uma novela homônima da Rádio Nacional, do escritor Moysés Weltman, que o desenhista Edmundo Rodrigues adaptou, criando os personagens para HQS, as roupas, a cidade de Serro Bravo, os cavalos, Aninha sua noiva e o seu fiel amigo o "Moleque Sací". E claro, as forças do mal, como o Bandido Perneta, o Bandido Caveira, e o Bandido Corisco.

Baixe este gibi
aqui:
http://www.mediafire.com/?bji797ky5wf5ta4


                                                     
                                                           Este gibi  foi escaneado por
                                                       BANCA DE GIBIS BRAZUCAS- Baixe aqui:
                                                   http://www.mediafire.com/?a14y8x7gy1r4s75


Fonte: Gibindex




Capa recolorida por mim (Ayres), no programa CorelDraw.


Capa original

Curta esta estória de Jerônimo


01


02


03


04


05


06


07


08


09


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19
C0ontinua...
Alguma pergunta?
ayresbr@hotmail.com

20


21


22


23

24 e 25


26


27


28


29


30


31


32


33


34


35


36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

fim