sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

CRIADOR DOS SOBRINHOS DO CAPITÃO










Rudolfh Dirks



Rudolfh e seu filho John Dirks, que continuou desenhando os Sobrinhos do capitão.


Rudolfh Dirks
26/2/1877, Germany-20/4/1968, EUA
Nascido em Heide, Alemanha, Rudolph Dirks transferido para Chicago com os seus pais com a idade de sete. Até 1894, ele já estava vendendo cartoons para Juiz e revista Life. Ele foi contratado pelo New York Journal em 1897. Seu editor pediu-lhe para criar uma faixa que poderia competir com a popularidade do 'O Yellow Kid "por Outcault, que foi publicada num jornal rival, o New York World. Dirks chegou-se com 'A Katzenjammer Kids ", uma faixa fortemente inspirado pelo" Max und Moritz "por Wilhelm Busch. A faixa foi uma das primeiras bandas a usar um elenco permanente e uma moldura seqüência. Também featured ballons discurso, em que Dirks feita hilariante utilização de gírias alemão (por exemplo, "Katzenjammer" stands para ressaca).
Em 1912, Dirks queria ir para a Europa para dedicar-se à pintura, e sua alma foi tomada dele pelo editor William Randolph Hearst. A lendária batalha judicial seguida, depois que Dirks recuperou-se o direito de chamar a sua caracteres, mas o uso do título manteve o direito exclusivo do jornal. Esta batalha tornou-se um precedente para muitos problemas com os seus desenhistas, em jornal ou sindicato. O resultado foi que o artista Harold Knerr continuou a 'Katzenjammer Kids' strip no New York Journal, enquanto Dirks retomada reaberta a faixa no New York World sob o título' Hans und Fritz ". Ele mais tarde renomeado para ela "O Capitão e as crianças", por causa do sentimento anti-alemão durante a Primeira Guerra Mundial I.

Dirks aposentados, em 1958, deixando "O Capitão e os Kids' para seu assistente e filho, John Dirks. Um pioneiro no jornal americano tiras de seu estilo gráfico e seu uso de texto em balões, e serviu de fonte de inspiração para várias gerações de novos artistas quadrinhos, Rudolph Dirks morreu em 1968 com a idade de 91.

John Dirks é filho de quadrinhos pioneiro Rudolph Dirks, criador de "O Katzenjammer Kids. Ele estudou Inglês e Belas Artes na Yale University of New York, onde ele obteve o seu diploma em 1939. Ao mesmo tempo apareceu em seu primeiro ilustrações Le Collier's e o sábado Evening Post. Após a II Guerra Mundial, quando ele foi um capitão do Exército os E.U., Dirks assumiu livro ilustração. Ele também começou a ajudar seu pai sobre a "O Capitão e os Kids' comic (mais conhecido como o" Katzenjammer Kids). Ele assumiu completamente o conjunto de seu pai em 1958 e ele continuou até 1979.

O texto acima foi traduzido do inglês pelo computador.
Tem erros de tradução, ok?


Obrigado por sua visita.
Ayres
ayresbr@hotmail.com
ou
(61) 3453-2784 (Brasil)

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

CRIADOR DO MUNDO DISNEY


Walt Disney

Walt Disney nasceu no dia 5 de dezembro de 1901, em Chicago, nos Estados Unidos. Passou a maior parte de sua infância numa fazenda em Marceline, no Missouri. Foi um período muito difícil para o menino, devido aos castigos impostos pelo pai, Elias Disney, homem bastante severo. Depois de descobrir que não tinha uma certidão de nascimento, alimentou a idéia de que era filho adotivo. Esse fato iria influenciar algumas de suas atitudes posteriormente.

Aos 16 anos, começou a estudar arte. Como não havia atingido a maioridade, falsificou algumas assinaturas a fim de alistar-se no Exército durante a Primeira Guerra Mundial. Foi enviado à França, onde passou a dirigir ambulâncias da Cruz Vermelha.

De volta aos Estados Unidos, matriculou-se na "Kansas City Arts School". Foi iniciado na Ordem DeMolay, a qual freqüentou por muitos anos.

Em seguida, trabalhou em algumas agências publicitárias. A seguir, entrou para uma companhia cinematográfica, na qual ajudava a fazer os cartazes de propaganda dos filmes.

Walt Disney também pertenceu ao Movimento Escoteiro.

Com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, criou a pequena produtora "Laugh-O-Gram", que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes. Em 1923, mudaram-se para Hollywood, em Los Angeles. Em Hollywood, Walt Disney contatou com a distribuidora de filmes M. J. Wrinkler, dizendo que o seu estúdio de animação tinha diversos filmes para vender. Wrinklers não só aceita a oferta como também aceita pagar 1500 dólares por cada filme.

Depois angariar dinheiro, adquirir material, contratar pessoal e arranjar pessoal, Walt começa a fazer planos: Alice, uma série em que uma rapariga convivia com personagens e cenário animado. Foi durante este tempo de imenso trabalho em que Walt conheceu sua futura esposa, Lilian Bonds. Depois de Alice, veio Oswald, o coelho sortudo, um grande sucesso que levou à reavaliação dos valores dos contratos quanto aos preços dos filmes. Foi para Nova Iorque, onde foi apanhado de surpresa. O patrão para quem Walt desenhou Alice e Oswald, roubou-lhe os personagens, a equipa de desenhistas e as encomendas, porque as mesmas não foram assinadas em seu nome. Walt enviou um telegrama ao irmão dizendo que tudo estava certo e para não se preocupar, pois ele já tinha em mente uma personagem espetacular: Mickey Mouse


Para superar a fase difícil e contornar os prejuízos, Walt Disney criou Mickey Mouse em 1928. O camundongo, desenhado a partir de uma série de círculos, provou ser ideal para o desenho animado e se tornaria o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney. Nessa época, a produtora passou a ser mais bem organizada: Roy cuidava da parte financeira, Walt produzia e dirigia, e Iwerks desenhava.

Em 1927, já se havia inventado o filme sonoro. Poucos anos depois, inventou-se o filme colorido. Disney e seus assistentes utilizaram as novas técnicas com muita imaginação.

O primeiro desenho sonorizado foi "Steamboat Willie", de 1928. No início, o próprio Walt dublava o Mickey. Surgiram, em seguida, outros personagens para contracenar com o famoso camundongo: Pato Donald, Pateta e Pluto.

De 1929 a 1939, Disney produziu uma série de desenhos chamada "Silly Symphonies"(Sinfonias Tolas), a primeira colorida. Mickey estrelava esses filmes ao lado dos novos personagens. O desenho "Flowers and Trees", dessa série, recebeu o primeiro Oscar para um desenho animado. Infelizmente, Pot Powers, um dos maiores sócios de Walt, manipulou o valor dos bilhetes para enriquecer. A jovem empresa Disney prosseguiu, um pouco empobrecida, mas Walt tinha uma carta na mão: o primeiro longa-metragem sonoro e a cores.

Fonte: Wikipédia (Você encontra mais informações na enciclopedia virtual, Wikipédia)

Obrigado pela visita e escreva pra mim: ayresbr@hotmail.com

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

CRIADORES DE TOM E JERRY, ZÉ COLMEIA, DOM PIXOTE, ETC.



Willian Anna




Joseph Barbera
Em 18 de dezembro 2006 faleceu, com 95 anos, Joseph Barbera, por causas naturais
A morte de Barbera ocorre cinco anos após o falecimento de Hanna, em 2001, quando tinha 90 anos. Os dois começaram sua parceria em 1937, na Metro-Goldwyn-Mayer, onde criaram a dupla Tom e Jerry.

CRIADOR DO RECRUTA ZERO

Mort Walker - EUA

Mort Walker, de nome verdadeiro Addison Morton Walker, nascido a 3 de setembro de 1923, em El Dorado, Kansas, e criado em Kansas City, Missouri, é um dos mais conhecidos cartunistas dos Estados Unidos, criador dos personagens Recruta Zero e Hi & Lois. Iniciou sua carreira de desenhista cedo: aos 11 anos de idade descobriu sua vocação para os cartuns e já se arriscava entre papéis e lapiseiras, além de desenhar para jornais de Kansas City.

Aos 20 anos de idade, em plena Segunda Guerra Mundial, foi convocado pelo Exército norte-americano, servindo no sul da Itália e alcançando o posto de primeiro-tenente. De volta à pátria, persistiu com seu antigo sonho de tornar-se um cartunista de projeção nacional.

Fonte:wikipédia



sexta-feira, 7 de setembro de 2007

CRIADOR DE REIZINHO



Otto Soglow - Nova York, 1900 a 1975

Otto Soglow. Nasceu em 23 de dezembro de 1900 em Nova Yorque e faleceu em 03 de abril de 1975.

Otto Soglow, vendeu seu primeiro cartoon, ainda em 1919, porém sua carreira profissional só decolou em 1926, quando começou a vender ilustrações estilo western para o Lariat Magazine. Outras ofertas surgiram, e durante os anos 20 se tornou colaborador regular das revistas Life, Judge e a mais importante, The New Yorker. Foi no The New Yorker que ele viveu seus dias de ouro, na companhia de co-autores como, S.J. Perelman, James Thurber e E.B. White, cada um destes cavalheiros juntamente com muitos outros, deram suas contribuições em títulos dos clássicos cartoons de Otto Soglow.
No estilo típico do New Yorker, seus cartoons muitas vezes eram muito sutis, necessitavam de uma observação mais atenta, para se descobrir o seu verdadeiro sentido. Otto teve seus cartoons publicados semanalmente na revista. Igualmente, o magnata da imprensa, William Randolph Hearst foi arrebatado pelos encantos e o espírito critico do pequeno monarca e "roubou" Otto Soglow do New Yorker, embora as relações contratuais prevessem isto, a impaciencia de Hearst em tê-lo em seu jornal, fez com que ele induzisse Soglow a desenhar para o seu jornal, um personagem chamado O Embaixador (The Ambassador); este personagem aparentava uma misteriosa semelhança com o Reizinho, e finalmente quando o pequeno monarca estreou nas páginas de quadrinhos do jornal de Hearst em 9 de setembro de 1934, o Embaixador desapareceu misteriosamente.


Fonte: Bric-A-Brac





quinta-feira, 6 de setembro de 2007

WILL EISNER - CRIADOR DO ESPIRIT




WILL EISNER William Erwin Eisner nasceu em 6 de março de 1917 no Brooklyn, em Nova York. Até ao momento da sua morte em 3 de janeiro de 2005, após complicações da cirurgia cardíaca aberta, Eisner foi reconhecido internacionalmente como um dos gigantes no campo da arte seqüencial, um termo que ele cunhou.
Will Eisner tinha 87 anos.
Filho de imigrantes judeus, sua infância e
adolescência se tornaram base para seu trabalho. Seu primeiro trabalho foi
em 1936, na WOW WHAT A MAGAZINE, revista que durou apenas quatro edições,
mas foi tempo suficiente para Eisner conhecer e se juntar a Jerry Iger,
formando o estúdio Eisner-Iger.


quarta-feira, 5 de setembro de 2007

CRIADOR DA TURMA DO LAMBE-LAMBE


Daniel Azulay - Brasil

Daniel Azulay nasceu no Rio de Janeiro, em 1947, já publicou na imprensa desenhos de humor e histórias em quadrinhos.

Desenhista criador da Turma do Lambe-Lambe e ex-apresentador de um programa infantil homônimo transmitido pela pela Rede Bandeirantes e TV Educativa (TVE-Canal 2 RJ) e retransmitido para todo o Brasil. Pipariti, Tristinho, Ritinha e Damiana são alguns dos personagens da Turma do Lambe-Lambe.

Também produzia o suplemento dominical Circo Lambe-Lambe, publicado em diversos jornais brasileiros, e foi autor de uma série de álbuns que ensinavam a desenhar e a fazer trabalhos manuais (publicados pela Ebal).

Autor da coleção Jerusalém/Desenhos de Humor e do livro infantil Bufunfa no Mundo das Cores. Atualmente Azulay é o proprietário da "Oficina de Desenho Daniel Azulay" em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

Fonte: Gibindex


Atividades

1975
recebeu o 1º prêmio na lnternational Cartoon Exhibition Athens, na Grécia, onde teve seu desenho publicado na capa do catálogo da exposição que marcou a volta da democracia àquele país europeu;

1976
vai ao ar o primeiro programa da Turma do Lambe-Lambe, pela TV Educativa;

1980
o sucesso estrondoso da Turma do Lambe-Lambe dá origem a uma revista e a um disco;

2005
publicado o seu songbook, que contém toda sua trajetória musical. O livro foi assinado por Ricardo Cravo Albim, com prefácio de Carlos Lyra;

2005
lançado nos Estados Unidos o livro ‘Without Words’, de Beth Rozen e ilustrado por Azulay, que também foi responsável pelo projeto gráfico. O livro mostra como, através do desenho, uma criança brasileira que vai morar fora do país, forma um novo canal de comunicação com os amigos.




sábado, 1 de setembro de 2007

CRIADOR DE MORTADELO E SALAMINHO

Francisco Ibáñez - Espanha


Francisco Ibanez trabalhava em um banco, enquanto o seu primeiro publicado desenhos, até que, em 1957, decidiu dedicar-se inteiramente ao cartoon e tornou-se parte do pessoal do editorial Bruguera, que se tornaria um dos principais autores.

Em 1958 surgiu a primeira entrega de Mortadelo y Filemón Thumb na revista. Desde então, e durante a década de 1960, Ibanez está a criar alguns de seus melhores personagens para diversas revistas da editora: A família Trapisonda (Thumb N º 1418, 7 de julho de 1958), 13, rue o Percebe (Tio Vivo, 1961), Os botões Sacarino (DDT, 1963), Rompetechos (Tio Alive, 1964) e Pepe downpipe e Otilio (Tio Alive, 1966).

Em 1985 a editora Bruguera Ibanez esquerda e começou a trabalhar para Grijalbo. Bruguera ficou com os direitos de seus personagens, de modo que Ibanez tem de criar novos personagens para a revista Guai!: Bem nascido Chicha, Tato e Clodoveo, profissão sem empregos e mais tarde 7, Rebolling Street.

Em 1988 ele se tornou parte de Ediciones B, que herdou as editoras direitos retidos por Bruguera e desde então realiza 6 novos álbuns Mortadelo y Filemón por ano mostrando abundantes elementos no presente e modas do momento em que eles são criados.*

* Texto traduzido do inglês pelo computador


Baixe este gibi aqui: http://www.mediafire.com/?k0u597y4qffp91d


sexta-feira, 1 de junho de 2007

CRIADOR DO BATMAN



Bob Kane - EUA
Bob Kane, nascido Robert Kahn (24 de outubro de 1915, Nova Iorque - 3 de novembro de 1998, Los Angeles) foi criador do Batman. Ele mudou seu nome legalmente para o mais familiar "Kane" aos 18 anos.
Um artista habilidoso, Kane chegou ao mundo das histórias em quadrinhos em 1936, publicando sua própria revista que passaria por diversas reformulações. Foi quando o personagem "Superman" foi criado, alavancando as vendas de revistas em quadrinhos, que Kane e o escritor Bill Finger resolveram desenvolver outro combatente do crime mascarado -- o "Bat-Man" (como era escrito originalmente). Bob Kane, entretanto, foi quem apresentou a idéia aos editores, e foi o único a ficar com os créditos pelo personagem.
O homem morcego alcançou rapidamente o sucesso depois de sua primeira aparição na edição número 27 da "Detective Comics", garantindo o emprego de Kane na National (hoje DC Comics) por vários anos.
A maioria de suas contribuições para "Batman" foram nos anos 40, com vários outros autores o ajudando (como Jerry Robinson, que criou o "Coringa"). Entretanto, devido à política editorial, Bob Kane recebia os créditos por todas as histórias de Batman, mesmo se não tivesse contribuído em nada. Esta prática continuou até os anos 60, até que seu nome deixou de ser exibido nas revistas. Ainda assim só nos anos 70 que outros criadores começaram a levar o crédito pelas histórias do Batman.
Nos anos 60 Bob Kane criou os personagens de desenhos animados Courageous Cat and Minute Mouse, ou O Gato Corajoso e o Rato Minuto, série com 130 episódios produzidos originariamente no período de 1960-1962.
Depois de se aposentar, Kane passou a apresentar seu trabalho em galerias de arte.
Fonte: Wikipédia


segunda-feira, 28 de maio de 2007

CRIADOR DO RAIO NEGRO

Gedeone Malagola - Brasil


Gedeone Malagola (São Paulo, 7 de julho de 1924) é um argumentista e desenhista brasileiro.

Aprendeu desenho com o pai, que era pintor. Entrou para a faculdade arquitetura, mas formou em direito, no entando seguiu a carreira de quadrinista na década de 40.

Gedeone trabalhou nos gêneros terror e super-heróis, criando para o genêro Raio Negro (não confundir com o personsagem da Marvel ou o da DC),Hydroman e Homem Lua. Foi um dos roteristas do Capitão 7 e desenho histórias dos X men na GEP(Gráfica Editora Penteado), onde foi editor da revista, além de publicar histórias do Raio Negro na revista dos Mutantes.

Seu mais recente trabalho foi O Lobisomem para editora Opera Graphica em 2002.

Fonte:Wikipédia


Gibi de 1960

domingo, 20 de maio de 2007

CRIADORES DO GATO FELIX





Otto Messmer - EUA
Otto Messmer (16 de Agosto de 1892 - 28 de Outubro de 1983) foi um criador de desenhos animados estadunidense,conhecido pelo seu trabalho no Gato Félix, quer em desenhados animados quer nas tiras cómicas de jornal, produzidos pelo estúdio de Pat Sullivan. Não se sabe quem criou o Gato Félix, se Otto se Pat, porque até Pat morrer, era-lhe atríbuido a criação de Felix. Otto, assim que Pat morreu, assumiu que o verdadeiro autor de Félix era ele, não se sabendo assim, quem verdadeiramente o criou.



Pat Sullivan - EUA
Patrick Sullivan (188715 de Fevereiro de 1933) foi um produtor de filmes australiano, emigrado nos Estados Unidos da América, conhecido por ter produzido os primeiros desenhos animados mudos do Gato Félix. Não se sabe hoje se foi Pat Sullivan ou o cartonista Otto Messmer a criar Félix. Félix era a mais popular personagem de desenhos animados até 1930, data em que os distribuidores de Sullivan lhe cancelaram o contracto por ele não querer fazer filmes sonoros. Sullivan reconsiderou esta posição em 1933, anunciando que Felix estaria em filmes sonoros, mas morreu antes de começar a produção do filme.








quarta-feira, 9 de maio de 2007

CRIADOR DO BOLÃO, RECO-RECO E AZEITONA




Luiz Sá -Brasil

A obra deste genial caricaturista, quadrinhista e cartunista brasileiro, criador dos popularíssimos personagens "Réco-Réco, Bolão e Azeitona", da revista O Tico Tico.
Único caricaturista do país a realizar cartuns para cine-jornais nacionais, Luiz Sá (1907-1979) atuou em vários outros veículos de comunicação, tornando-se o primeiro caricaturista multimídia brasileiro.
O artista também foi um dos precursores do desenho animado no Brasil, cartunista sanitário e o criador gráfico do bonequinho das críticas cinematográficas do jornal O Globo, criado em 1938, e que até hoje indica a cotação dos filmes.
Sua trajetória estendeu-se de 1930 a 1979, com um traço original, abrindo caminho para a modernidade do desenho de humor em nosso país.
Nasceu no Ceará em 1907, e ainda menino começou a rabiscar com carvão pelas calçadas de Fortaleza. Mudou-se para o Rio de Janeiro por volta de 1929, onde fez um pouco de tudo: foi vigia noturno no Hospital da Gamboa, fez charges, ilustrou livros, desenhou para cinema e televisão, etc. Deixou seu traço na história em um período em que idéias importantes sobre educação, saúde, e propaganda estavam sendo desenvolvidas.
Depois dessa época de ouro dos seus desenhos, a vida de Luiz Sá não ficou nada fácil. Durante os anos 60, aconteceu uma verdadeira invasão dos quadrinhos estrangeiros, e por isso muitas revistas brasileiras fecharam. Por isso, o artista retirou-se para viver afastado em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Ele contraiu tuberculose em 1974, e foi internado no Sanatório Azevedo Lima, em Niterói.
Apesar das dificuldades, continuou a trabalhar em prol da saúde, e durante sua internação, realizou cerca de 50 desenhos. Alguns retratavam o bacilo de Koch, causador da tuberculose, e outros inimigos da saúde. O desenhista se recuperou e voltou para casa após o tratamento, mas alguns anos depois, em 1979, acabou falecendo de complicações causadas pelo problema no pulmão.








terça-feira, 8 de maio de 2007

CRIADOR DE TARZAN

Edgar Rice Burroughs -EUA
Edgar Rice Burroughs
nasceu no ano de 1875 em Chicago, nos EUA. O criador de Tarzan dos Macacos, foi jornalista antes de se tornar escritor. Ao morrer, em 1950, Burroughs foi enterrado numa pequena cidade do estado da Califórnia chamada Tarzana.

Em 1914, Edgar escreveu a famosa história do filho de John e Alice Clayton, nobres ingleses que morreram na costa africana. O menino foi, então, educado por uma macaca chamada Kala. Na selva conheceu Jane, filha de um professor americano, com quem casou e teve um filho.

No cinema, o nome do menino era Boy. Nos livros, era chamado de Jack - os macacos não conseguindo pronunciar o nome acabam dizendo "Korak".

Apesar da popularidade de Tarzan nas telas, Edgar Rice Burrougs nunca ficou satisfeito com as versões cinematográficas de seu personagem – geralmente ele até evitaria assisti-las. Burroughs imaginava Tarzan como um homem extremamente inteligente e sensível, heróico, bonito e, sobretudo, livre. Os filmes insistiam em retrata-lo como algo parecido com um Neanderthal monossilábico



quinta-feira, 3 de maio de 2007

CRIADOR DE JERÔNIMO O HERÓI DO SERTÃO


Tres gênios dos quadrinhos do Brasil:
Edmundo Rodrigues,
Walmir Amaral de Oliveira e
Primaggio Mantovi.

Estes aertistas se profissionalizaram na adolescência.

A ARTE DE EDMUNDO RODRIGUES










Edmundo Rodrigues, nasceu em 10 de Janeiro de 1935 , no Estado do Pará onde permaneceu até os cinco anos quando veio para o RJ e faleceu em 10/09/2012.
Cursou vários cursos de artes, até o conceituado curso de Comics da Escola Continental de Hollywood nos EUA, no Rio estudou no Liceu de Belas Artes. Em 1967 muda-se para São Paulo e vai morar na Aclimação, trabalhando para várias editoras da cidade. O artista hoje mora no Rio de Janeiro no Bairro do Leme.
Esta é uma relação da enorme obra de Edmundo Rodrigues nos quadrinhos, onde começou com 14 anos. Clicando nos links você pode ver as capas e desenhos:1947- João Charuto publicado pela Editora "O Tico-Tico(RJ)". 1 pág. desenhada mensalmente, as vezes duas mensais. Contava a história de um português pobre que veio para o Brasil e comprou uma comenda de comendador o nome original era "comendador Charuto" mas a redação achou que seria melhor o nome João Charuto.
Edmundo tinha, então, 14 anos e desenhou o personaem até os l7 anos l950- Revista Sesinho (RJ) – desenhando 2 páginas mensais de Lendas Brasileiras durante 2 anos.
l952- Vida Juvenil da Editora Vida Doméstica (RJ) - fazendo as 2as. e 3as. capas da revista com histórias do descobrimento do Brasil. Na mesma editora lançou ainda as Aventuras de Armando que fez algum sucesso, e até lançou-se num Almanaque. Neste projeto Edmundo permaneceu durante 1 ano. l954- J.Charuto sai do miolo e passa para a capa da revista O Tico-Tico, junto com os famosos personagens: Reco-Reco, Bolão & Azeitona, Zé Macaco e Faustina, Prof. Kaximbaum, Chiquinho e Gatinha Esmeralda. No final deste ano, Edmundo Rodrigues (com 19 anos) deixa "O Tico-Tico" e vai para a Rio Gráfica do Dr. Roberto Marinho. 1957- "Jerônimo, o Herói do Sertão" O no.1 da revista do "Jerônimo,O Heroí do Sertão, foi publicado em l957 sendo a primeira história "Laços de Sangue".
O personagem foi baseado em uma novela homônima da Rádio Nacional, do escritor Moysés Weltman, que o desenhista Edmundo Rodrigues adaptou, criando os personagens para HQS, as roupas, a cidade de Serro Bravo, os cavalos, Aninha sua noiva e o seu fiel amigo o "Moleque Sací". E claro, as forças do mal, como o Bandido Perneta, o Bandido Caveira, e o Bandido Corisco.

Baixe este gibi
aqui:
http://www.mediafire.com/?bji797ky5wf5ta4


                                                     
                                                           Este gibi  foi escaneado por
                                                       BANCA DE GIBIS BRAZUCAS- Baixe aqui:
                                                   http://www.mediafire.com/?a14y8x7gy1r4s75


Fonte: Gibindex




Capa recolorida por mim (Ayres), no programa CorelDraw.


Capa original

Curta esta estória de Jerônimo


01


02


03


04


05


06


07


08


09


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19
C0ontinua...
Alguma pergunta?
ayresbr@hotmail.com

20


21


22


23

24 e 25


26


27


28


29


30


31


32


33


34


35


36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

fim