Bem vindos ao mundoquadrinhos


NESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ CRIADORES DE HQs DO BRASIL E DO MUNDO.
Para contato com o desenhista: ayresbr@hotmail.com

sexta-feira, 14 de junho de 2013

CRIADOR DO PINDUCA


 Carl Anderson

CRIADOR DO PINDUCA



Pinduca
 
Eternamente calado, porém infinitamente expressivo, usa quando muito, cartazes que carrega nos quadrinhos para dizer alguma coisa. Pinduca passeia pela vida com suas mãos nos bolsos e um assovio nos lábios, adora doces, sorvetes e Henriqueta (Henrietta), não necessariamente nesta ordem. Seu divertimento predileto é andar e correr pelas calçadas das ruas, armando suas estrepulias com os passantes. Apesar de sua natureza boa, aliada ao seu bom humor, Pinduca nunca hesita em deixar os valentões da rua com o olho roxo, se estes atentarem contra sua paciência.
Pinduca pode ser calado, mas sempre faz seu ponto de vista prevalecer.

 
O Autor: Carl Anderson
Nascido em 1865, Carl Anderson teve uma longa carreira como cartunista de jornal, começou junto com o início da indústria jornalística, nos fins do século XIX. Atuou como "free-lancer" para jornais e revistas como: Judge, Life, Collier's e Saturday Eveneing Post; produziu tiras diárias de seus personagens "Raffles and Bunny" e "Filipino and the Chick" para o New York Times.
Afetado como todos os americanos pela Depressão em 1929, voltou para seu estado Winsconsin em 1932, assumindo um emprego de professor de quadrinhos em uma escola vocacional.
Certa noite, como exemplo de uma lição, desenhou um garoto careca e pançudo, ao qual deu o nome de Henry (no Brasil ficou conhecido como Pinduca). Seus alunos gostaram muito do personagem, sendo assim, Carl enviou alguns desenhos e tiras para o Saturday Evening Post. O pessoal da editoria gostou muito e em 19 de março de 1932, lançaram suas histórias semanais na revista.
Seu sucesso e reconhecimento editorial finalmente fora alcançado, aos 67 anos de idade.
Alguns artistas como, Don Trachte, John Liney, Jack Tippet e Dick Hodgins, desenharam Henry (Pinduca) depois de 1942, quando uma forte artrite impediu Carl de desenhá-lo.
Carl Anderson morreu em 1948.

O TEXTO ACIMA FOI COPIADO DO BLOG BRICABRAC.
http://www.bricabrac.com.br/fset_hqs.htm
http://www.bricabrac.com.br/main_pinduca.htm

3 comentários:

BY LUIZ DIAS disse...

Meu caro amigo Antonio Ayres...parabéns pela sensacional nova fase do "Mundo Quadrinhos"! Fico muito feliz com as novas imagens - e textos como êste, sobre o nosso querido "Pinduca"!

Um grande abraço e conte comigo, sempre que precisar!

Luiz Dias

Lecino disse...

Bom texto! Vai direto no que nos interessa sobre o autor. Porém, sobre o Pinduca poderiam ter falado mais um pouco sobre o sucesso dele e quem os publicou.
Um abraço,
Lê-lecino
blogdolecino.blogspot.com

André Nikolaus Lara disse...

Achei muito criativo o seu texto.
pinduca FOI realmente um personagem muito bom.... ele foi substítuido pela luluzinha, que foi muito boa, também.
visite meu blog sobre hq´s: tem as revistas completas e as demais notícias sobre hq´s:
lucasquadrinhosa.blogspot.com

eXTReMe Tracker