Bem vindos ao mundoquadrinhos


NESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ CRIADORES DE HQs DO BRASIL E DO MUNDO.
Para contato com o desenhista: ayresbr@hotmail.com

sábado, 1 de setembro de 2007

CRIADOR DE MORTADELO E SALAMINHO

Francisco Ibáñez - Espanha


Francisco Ibanez trabalhava em um banco, enquanto o seu primeiro publicado desenhos, até que, em 1957, decidiu dedicar-se inteiramente ao cartoon e tornou-se parte do pessoal do editorial Bruguera, que se tornaria um dos principais autores.

Em 1958 surgiu a primeira entrega de Mortadelo y Filemón Thumb na revista. Desde então, e durante a década de 1960, Ibanez está a criar alguns de seus melhores personagens para diversas revistas da editora: A família Trapisonda (Thumb N º 1418, 7 de julho de 1958), 13, rue o Percebe (Tio Vivo, 1961), Os botões Sacarino (DDT, 1963), Rompetechos (Tio Alive, 1964) e Pepe downpipe e Otilio (Tio Alive, 1966).

Em 1985 a editora Bruguera Ibanez esquerda e começou a trabalhar para Grijalbo. Bruguera ficou com os direitos de seus personagens, de modo que Ibanez tem de criar novos personagens para a revista Guai!: Bem nascido Chicha, Tato e Clodoveo, profissão sem empregos e mais tarde 7, Rebolling Street.

Em 1988 ele se tornou parte de Ediciones B, que herdou as editoras direitos retidos por Bruguera e desde então realiza 6 novos álbuns Mortadelo y Filemón por ano mostrando abundantes elementos no presente e modas do momento em que eles são criados.*

* Texto traduzido do inglês pelo computador


Baixe este gibi aqui: http://www.mediafire.com/?k0u597y4qffp91d


Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker