quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

CRIADOR DE POPÉYE




Elzie Crisler Segar
8/12/1894 - 1938






Elzie Crisler Segar, nasceu em 08 de dezembro de 1894 na cidade de Chester, Estado de Illinois. Elzie Crisler Segar, costumava assinar suas tiras como E.C. Segar. Sua grande criação é o famoso marinheiro Popeye, que estreou na tirinha Thimble Theatre em 1929, ano da quebra da bolsa de New York. E.C. Segar faleceu em 1938.
O Popeye nasceu da simples idéia de propaganda dos espinafres em lata. Ele apareceu pela primeira vez numa tira intitulada Timble theater de um periódico nova-iorquino, em 1929 e rápidamente tornou-se popular em todo mundo. Caracterizava-se por apresentar um marinheiro possuidor de ante-braços muscularmente avantajados cuja força aumenta extraordinariamente sob a ação do espinafre sempre que se apresenta uma situação de risco ou de perigo. Sua eterna companheira chama-se "Olivia palito" adjetivo adequado ao seu aspeto magérrimo.O autor morreu em 12 de novembro de 1938, em Santa Mônica, Califórnia (USA).


Popeye é um fenomeno entre crianças e adultos. Seu desenho é apresentado, incansávelmente, na TV mundial, há décadas e não perde o encanto.
O personagem foi criado por Elzie Crisler Segar em 1929, para uma tira de jornal chamda Thimble Theater e em julho de 1933 estreou no desenho da Betty Boop, animado pelos estúdios Fleisher. Em seguida Fleusher produziu um desenho só para o Popeye com 109 episódios gravdos até 1942. Em seguida a produçào do desenho foi para a Paramount e ficou lá até 1956, num total de 231 episódios. Nessa versão, aparecem os personagens Popeye, Olivia Palito, Brutos, Gugu e Dudu, além dos sobrinhos do Popeye.
Em 1960, uma nova versão do desenho foi criada por Al Brodax, para a King Features/Paramount. Nessa versão surgiram novos vilões. Além de Brutos; Bruxa do Mar, Alice a Grande, foram introduzidos ao enredo, entre outros.
Em 1978, foi criado pela Hanna Barbera o desenho Popeye, O Caçador de Tesouros (Popeye`s Treasure Hunt).
No mesmo ano surgiram Popeye nos Esportes (Popeye Sport Parade), O Novo Show do Popeye (All New Popeye Show) e As Aventuras de Popeye (The Adventures of Popeye), todos com produção da Hanna Barbera.
Em 1979, um episódio especial, criado pela Hanna Barbera ,intitulado Popeye no Dia dos Namorados (Popeye Valentin Special) foi lançado. Era um episódio mais longo, em comemoração ao dia dos namorados.
Já em 1981, outra série era lançada, também pela Hanna Barbera, chamada de O Show de Popeye e Olivia Palito (The Popeye and Olive Oil Show). Nessa série, Olivia vai para o exército e tem como companheira, de quartel, Alice, a Grande. São introduzidos novos personagens como a Sargento Bertha e o Coronel Crumb. Esse desenho era dividido em três segmentos: um com Olivia Palito no exército, outro com Popeye na pré-história e um terceiro com os personagens tradicionais, todos juntos.
Em 1987 surgiu o desenho Popeye e seu Filho (Popeye and Son), outra criação da Hanna Barbera. Em 2001 surgiu O novo Show do Popeye (The Popeye Show), que continua inédito no Brasil.
Fonte:Mofolândia
Obrigado pela visita. espero te-lo(a) agradado. Volte sempre.
Ayres
ayresbr@hotmail.com

Nenhum comentário: