quarta-feira, 5 de setembro de 2007

CRIADOR DA TURMA DO LAMBE-LAMBE


Daniel Azulay - Brasil

Daniel Azulay nasceu no Rio de Janeiro, em 1947, já publicou na imprensa desenhos de humor e histórias em quadrinhos.

Desenhista criador da Turma do Lambe-Lambe e ex-apresentador de um programa infantil homônimo transmitido pela pela Rede Bandeirantes e TV Educativa (TVE-Canal 2 RJ) e retransmitido para todo o Brasil. Pipariti, Tristinho, Ritinha e Damiana são alguns dos personagens da Turma do Lambe-Lambe.

Também produzia o suplemento dominical Circo Lambe-Lambe, publicado em diversos jornais brasileiros, e foi autor de uma série de álbuns que ensinavam a desenhar e a fazer trabalhos manuais (publicados pela Ebal).

Autor da coleção Jerusalém/Desenhos de Humor e do livro infantil Bufunfa no Mundo das Cores. Atualmente Azulay é o proprietário da "Oficina de Desenho Daniel Azulay" em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

Fonte: Gibindex


Atividades

1975
recebeu o 1º prêmio na lnternational Cartoon Exhibition Athens, na Grécia, onde teve seu desenho publicado na capa do catálogo da exposição que marcou a volta da democracia àquele país europeu;

1976
vai ao ar o primeiro programa da Turma do Lambe-Lambe, pela TV Educativa;

1980
o sucesso estrondoso da Turma do Lambe-Lambe dá origem a uma revista e a um disco;

2005
publicado o seu songbook, que contém toda sua trajetória musical. O livro foi assinado por Ricardo Cravo Albim, com prefácio de Carlos Lyra;

2005
lançado nos Estados Unidos o livro ‘Without Words’, de Beth Rozen e ilustrado por Azulay, que também foi responsável pelo projeto gráfico. O livro mostra como, através do desenho, uma criança brasileira que vai morar fora do país, forma um novo canal de comunicação com os amigos.




Nenhum comentário: