sexta-feira, 27 de abril de 2007

CRIADORES DO SUPER HOMEM






Joe Shuster-foto de 1975

Joe Shuster



Jerry Siegel-foto recente.



Jerry Siegel
Jerome Jerry Siegel (17 de Outubro de 1914 - 28 de Janeiro de 1996) é uma das maiores figuras da história do cartum mundial. Artista norte-americano, criou em conjunto com Joe Shuster, o Superman.
Nascido a 17 de Outubro de 1914 em Cleveland, Ohio, sempre mostrou-se um ávido fã por histórias de ficção científica. Em 1929 (com 15 anos) publicou seu primeiro fanzine, intitulado "Cosmic Histories". Muitos outros exemplares do mesmo gênero foram publicados mais tarde, mas seu sucesso pleno ainda estava por vir... E não demorou muito, pois veio juntamente com um futuro novo amigo, que acabara de mudar-se do Canadá. Esta pessoa era Joe Shuster.
Shuster e Siegel encontraram-se logo após a chegada do primeiro em Cleveland. Devido ao fascínio de ambos pela ficção, logo viraram bons amigos. Além disso, Siegel encantara-se pela arte de Shuster, o qual desenhava especialmente bem.
Em 1932, a dupla lançava seu primeiro fanzine, chamado "Science Fiction", que foi o ponto de partida para o nascimento do Superman, personagem que mais tarde passou a ter a grande fama que tem.



Joe Shuster
Joe Shuster pode não ter sido mais poderoso do que uma locomotiva, e ele certamente nunca foi confundido com um pássaro ou um avião.

Mas o que é inequívoco é o legado duradouro do Toronto-nascidos co-criador do Superman. Juntamente com Jerry Siegel, ele "conseguiu dirigir a história em quadrinhos da América do Norte", disse Scott McCloud, um autor que escreveu extensamente sobre quadrinhos.

Shuster, o artista, e Siegel, o escritor, vendeu sua idéia para DC Quadrinhos em 1938 - e uma lenda nasceu.

Superman tem dado spawned seriados rádio, a televisão mostra, jornal tiras, video games e vários filmes - incluindo Superman Retorna, em teatros quarta-feira.

Embora Shuster e sua família deixou o Canadá quando era apenas 10 anos, ele nunca esqueceu a sua ligação ao seu nascimento país.

De facto, o seu primo foi uma das lendas do país comic - Frank Shuster do Wayne e Shuster comedy duo.

Shuster falou longamente de Superman's Canuck origens numa 1992 Toronto Star história - acreditava ser a última entrevista que ele fez antes da sua morte, alguns meses mais tarde. Cleveland-nascido Siegel morreu em 1996.

"Depois de Henry Mietkiewicz fez a entrevista final com Joe Shuster não havia qualquer dúvida quanto ao modo como importante Joe Shuster do património e canadense Canadian fundo era para ele", disse James Waley, fundador da canadense Joe Shuster Comic Book Creator Awards.

Como um jovem, Shuster foi um newsboy no Toronto Star, então conhecido como o Toronto Daily Star.

Ele originalmente chamado o jornal onde Clark Kent (Superman's "suave-mannered" alterar ego) trabalhou The Daily Star, depois da sua cidade natal papel, mas foi alterado em 1940 por um editor do mandatada para The Daily Planet.

"Ainda me lembro desenhar um dos primeiros grupos que apresentaram o jornal edifício", disse ele na entrevista com Mietkiewicz.

"Precisávamos de um nome, e estou lembrado espontaneamente o Toronto Star. Portanto, é dessa forma que eu letras. Estou decidido a fazê-lo sobre a maneira que o impulso do momento, porque a estrela foi tão grande influência em minha vida."

Shuster também disse no artigo que o Superman da cidade, Metropolis, foi modelado após Toronto, não Cleveland, onde ele estava vivendo na época ele primeiro chamou a superhero.

"Cleveland não foi quase tão metropolitana como Toronto foi, e não foi tão grande ou tão bonito", disse.

"Seja qual for edifícios Vi em Toronto permaneceu na minha mente e saiu sob a forma de Metropolis".

Que não seja um selo comemorativo em 1995 e uma emissão televisiva "património minuto" caracteriza Joe Shuster entregando um Superman desenho de um trem em Toronto janela para uma mulher chamada Lois (quadrinhos aficionados geralmente declarar o local a ser incorrecta, mas estamos satisfeitos Shuster's Memória foi honrado), Superman's Canadian raízes tenham sido pouco divulgada.

Nunca medo, existem pessoas para mudar isso.

Dois anos atrás, Waley fundou um prêmio em Shuster da honra, o que seria uma "maior consciência" da contribuição deste Canadian feita ao mundo dos quadrinhos e cultura popular.

Waley e outros, sobre os prêmios comissão também estão pensando em lançar uma campanha para obter Joe Shuster uma estrela no Passeio da Fama em Toronto. "Ele é certamente meritórios", disse Waley.

Superman é acreditado para ser a primeira do que é hoje a arquétipos superhero: a costumed crime-combatente com uma identidade secreta.

"(Siegel e Shuster) criou um personagem que realmente spawned todo um gênero", disse McCloud.

Os problemas jurídicos e financeiros que atormentado Siegel e Shuster são outros, mais infelizes, legado.

Eles venderam os direitos para a DC Quadrinhos Superman, em 1938, e depois de perder para fora em muitos dos milhões Superman foi gerando, as duas processado por mais dinheiro em 1947, mas foi despedido. Em 1978, DC Quadrinhos concordou em dar Siegel e Shuster $ 20000 anuais bolsas e restaurar seus criadores dos créditos.

"A vida é um conto cautelar em alguns aspectos por causa do fato de os problemas que tivemos com a propriedade do Superman caráter", disse Waley. "Mas não há descontos o brilho daquilo que trouxe para o campo e do impacto duradouro que teve caráter".

Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário: